O que é ser um Professor Competente

Escrevi essa Dissertação quando estava no 4º semestre.
O professor Vasco Moreto, procura mostrar que, a competência é a capacidade do sujeito mobilizar recursos, visando resolver uma situação complexa. Segundo ele, o professor para ser considerado competente, tem que ter: conhecimento na área específica, a habilidade que é saber fazer, linguagem apropriada, valores culturais e administrar as emoções. O professor competente, na visão do autor, não é aquele que só sabe transmitir o conteúdo, e sim, aquele que consegue reunir todos esses requisitos porque o conhecimento é apenas um item da competência.
Segundo Vasco Moreto, administrar as emoções é o item mais importante da competência do professor. É preciso ter o conhecimento específico dentro da área de formação de cada um. Um professor pode ser competente para dar aula de estágio, mas não pode ser para dar aula de inglês, por ele não ter o conhecimento específico na área da língua inglesa. O professor pode saber dar aula, ter a linguagem apropriada, mas se não tiver conhecimento específico ele não é considerado competente.
O professor que tem conhecimento, mas não tem habilidade, começa a dar aula para si mesmo. O professor pode ter pleno domínio do conteúdo, porém, se ele não tiver habilidade para transmitir o que está sendo ensinado, o aluno não irá compreendê-lo. Portanto, além de conhecimento, o professor tem que ter a habilidade de saber fazer, saber ministrar uma aula e saber usar as técnicas de aprendizado, para que o mesmo possa ministrar uma aula produtiva.
Dentro da sala de aula, o professor não pode usar uma linguagem de difícil entendimento, porque senão, o aluno não vai conseguir fazer uma ponte entre as duas linguagens estabelecida em sala de aula. Na verdade, quando o professor vai para a sala de aula, ele tem que se preocupar em traduzir o conteúdo para o aluno, de forma esmiuçada, explicada e analisada, fazendo assim, a disciplina ficar clara e objetiva, para que o aluno possa compreender e aprender o que está sendo ensinado.
O Brasil tem uma diversidade enorme de valores culturais, da mesma forma que uma fruta tem nomes diferentes que muda de região para região, uma pessoa pode variar o nome de um objeto que não é falado naquela determinada localidade. Isso mostra a diversidade de valores culturais e é preciso respeitá-los.
Conforme o professor Vasco Moreto, o professor que não sabe administrar as emoções não é considerado um profissional. O professor tem que saber administrar as emoções e, precisa controlar para guiar a turma, conduzir e resolver os problemas que possa ocorrer. Existem situações que o aluno tira a paciência do professor e o professor precisa saber controlar esta situação, através da administração das emoções. O professor, sem querer, mexe com o emocional do aluno e, com isso é preciso saber entender o aluno.
Desse modo, a aula tem que gerar expectativa, tem que ser um momento agradável, a aula tem ser um ambiente aprazível, tanto para o professor quanto para o aluno. A aula deve ser pensada. Geralmente, o professor de hoje não sabe administrar sua emoção e conseqüentemente, não sabe lidar com o emocional do aluno. É preciso trabalhar a afetividade e, nós temos o que existe de melhor no mundo, são as pessoas, os sentimentos, a forma de perceber o indivíduo, porque todas as pessoas gostam de ser reconhecidas.

Comentários