Bons tempos...


Hoje senti uma grande saudade da minha infância. Para quem teve a sua nos anos 60, 70 ou 80 deve ter percebido que antes a gente andava de bicicleta [e tinha que ser caloi], sem capacete, joelheiras, caneleiras e quando se ralava usava metolhate ou mercúrio que ardia pra caramba. Bebiamos água da mangueira quando se lavava o carro de seu pai na garagem nas manhãs de domingo e quando bebia água da torneira não tinha essas águas minerais em garrafas "esterilizadas" como é tão enfatizado hoje.

Quando chegava da escola almoçava assistindo chaves e depois estudava. Ao brincar na rua a condição era entrar antes do anoitecer. Não havia celulares, porém, nossos pais sabiam exatamente onde nos encontrar.

Não se falava de obesidade e quando comíamos aqueles chocolates em formato de moeda ou bebíamos suco tang. Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por pedras ou chinelas havaianas e depois da partida fazíamos uma "vaquinha" para comprar uma baré [conhecida como tubaína] que vendia naquela vendinha da esquina.

Os brinquedos eram: pega-peixe, ding-bô, fofão, traço mágico, aquaplay, pega varetas e muitos outros. Nada de Playstation, Nintendo, X-box, internet, DVD, celular com câmera, pm3, computador e orkut. Somente amigos...

Muita gente da minha geração cresceu assitindo Carrosel, Changeman, Punky, Mac Gyver, X tudo, Castelo Ra tim bum, bozo muitos outros. Jaspion e Cavaleiros do Zodíaco eram sensações do momento e no outro dia eram notícias de primeira mão. Todo mundo querendo contar mais detalhes que o outro.

E os nossos cachorros? nada de ração, banho quente ou xampú. Comiam a mesma comida que nós e sem problema algum. No quintal, um segurava o cachorro e o outro com a mangueira ía jogando água e esfregando-o com sabão de levar roupa. Pelo que eu sei até hoje, nenhum cachorro morreu por causa disso.

Na escola sempre teve bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Não se tinha notícia de algum aluno ir ao psicólogo ou psicoterapeuta. Não se falava em dislexia, problemas de concentração ou hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava novamente no próximo.

Portanto, nós conseguimos sobreviver a tudo isso, conseguimos desenvolver nossa personalidade. Como era bom esse tempo... Se você for falar tudo isso para quem nasceu na década de 90 vão dizer: Que chato e sem graça e eu vou dizer: Como éramos felizes!!!
Na figura acima tem imagens dessa época.

Comentários

R Lima disse…
Não sou tão novo como vc és.. mas lendo aqui me vi com esses msmos objetos vivos do passado.. ah meu passado...



O AveSSo e sua saga já estão atualizados...


Em tempo, estou divulgando meu blog... Estou numa seqüência de 12 dias e 12 textos até o dia 12/07.. passa por lá.. o AveSSo agradece.


[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...
Paula Negrão disse…
Eu tive minha infância na década de 90, e conheço 90% de tudo isso aí,e gosto!
Nem todos são iguais..
hahahaha

beijos.
Jac C. disse…
Olha... ele postou! Já tinha estado aqui antes pesquisando sobre a tarefinha que me passou...rs
Prontinho, viu!
Missão cumprida!
Bjs.
Anônimo disse…
João
Gostei muito de tudo o que li por aqui. Este post me agradou em especial, pois minha infância foi entre anos 70 e 80. Adorei as imagens destas décadas que vc colocou no blog. Parabéns pelo conteúdo e inspiração de seu blog.
Abraço..
Edna Federico disse…
Ai, João, que delícia ler esse post...me deu uma saudade tão grande da minha infância!!!!!!
Realmente, éramos muito felizes...as crianças de hoje em dia não sabem o que é jogar bola na rua até tarde, brincar de pique dando a volta no quarteirão...
Anônimo disse…
Pois é....texto mais que perfeito!!! Sinto saudades constantemente, e adorei o seu texto. Beijos!!!
Vanda disse…
minha infancia anos 8o!!
joelhos esfolados de tanto cair dos patins ou da bicicleta!
brincar na rua em frente da casa de minha avó, jogar a bola com os rapazes!!!
não a havia telemoveis mais sim uma voz que chamava na hora de regressar a casa!!
brincavamos com outras crianças e não com bonecos num monitor de um pc!!
crianças de hoje em dia não entendem isso, algumas dizem que nem tinha piada essas coisas, pois não sabem nem conhecem o prazer de andar sujos de terra e sentirem-se livres! e de serem realmente crianças!!!
beijos e boa semana
A Flor disse…
"Mudam-se os tempos.... mudam-se as vontades!!"

Os sumos tang.... ainda hoje faço para os meus filhos e seus amiguinhos....

João, diz aqui à tua amiga Portuga... o que é... assistindo chaves??... :)) desculpa a minha ignorância em relação a estes termos tão vossos....

Quanto aos animais de estimação.... acredito que se eles pudessem escolher... escolheriam "a nossa comidinha".... e ficavam bem mais felizes!!!! ehehehe

Tu consegues passar tão bem para o "papel" aquilo que pensas.... tudo o que escreves neste post... eu CONCORDO PLENAMENTE. :))

Beijo no teu coração de ouro, meu irmão, meu amigo.

Flor :D
Carmim disse…
Ainda há uns tempos em conversa com uma amiga de infância, falávamos precisamente destas mudanças que abordaste aqui.
Lembro-me de uma infância passada ao ar livre, de conviver com amigos com os quais andava de bicicleta, fazia piqueniques e todas as traquinices próprias da idade.
Os únicos aparelhos eléctricos que conhecíamos era a Tv onde víamos os desenhados animados, e o frigorífico sempre importante quando a fome apertava!
Prefiro não fazer juízos sobre se eramos mais felizes que estas gerações, mas é certo que tinhamos uma vida mais descontraída e saudável (a todos os níveis).

Beijinhos, óptima semana para ti.
Elza disse…
Ahh relebrar a infância é tão bom!!
Gosto muito, época de formação da personalidade!!..
saudade... esse tipo faz bem.
boa semana.=]
Fico pensando como é que meus filhos vão crescer sem conhecer tudo aquilo de maravilhoso que tivemos?

saudades daquele tempo tbm!!!



bjus
Rodrigo Silva disse…
Eu nao tive minha infancia na decada de 60,70,80

mas ainda peguei o final da infancia onde se jogava bolinha de gude, soltava pipa, onde se brincava na rua de pique-esconde, pique-bandeira etcc... A infancia sempre deixa saudades na gente( digo isso e olha que nao faz mto tempo que sai dela...)

Boa noite
MaxReinert disse…
...ops... achei bárbaro ter vivido minha infância num tempo e numa cidade menores... mas não sou saudosista não! Acho que hoje em dia, se formos bastante seletivos, podemos oferecer boas coisas pras nossas crianças... que no futuro poderão fazer coisas que nem sonhamos... abraço!
Anna Flávia disse…
Opa! 'Meu tempo' também! Minha infância foi nesse estilo. Fui feliz, mas acho que as crianças hoje em dia também são. De modo diferente, mas são! ;)


Beijos
Ticianne disse…
Minha nossa, João, acabou de descrever quase todas as minhas tardes dos 7 aos 13 anos, exceto a parte "Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por pedras ou chinelas havaianas ", mas isso aí eu assisti muito tambem. hehe

Isso é que é. Tivemos sorte e uma infancia de verdade. Meus filhos, um dia, vão ser assim tambem sabia?
Nunca vou permitir que sejam uma geração de cabeça de vento que nao souberam aproveitar as coisas boas e simples da vida.

Fica com Deus, meu amigo.

bjao!
Paulo Costa disse…
Muito obrigado por este post! Simplesmente precioso! Por instantes, viajei ás inesquecíveis e inocentes brincadeiras da minha infância, nos saudosos anos 80. Muitas das experiências e vivências que descreves, eu também vivi e, por isso, tenho consciência do significado que elas assumem para quem viveu esses tempos tão diferentes dos actuais.
Um abraço fraternal, caro João!
Flor disse…
Deu saudade mesmo, nostalgia é uma volta no passado, uma pontadinha de dor no coração, saudade apertada de um tempo que não volta mais.

abraços