Hoje senti uma grande saudade da minha infância. Para quem teve a sua nos anos 60, 70 ou 80 deve ter percebido que antes a gente andava de bicicleta [e tinha que ser caloi], sem capacete, joelheiras, caneleiras e quando se ralava usava metolhate ou mercúrio que ardia pra caramba. Bebiamos água da mangueira quando se lavava o carro de seu pai na garagem nas manhãs de domingo e quando bebia água da torneira não tinha essas águas minerais em garrafas "esterilizadas" como é tão enfatizado hoje.
Quando chegava da escola almoçava assistindo chaves e depois estudava. Ao brincar na rua a condição era entrar antes do anoitecer. Não havia celulares, porém, nossos pais sabiam exatamente onde nos encontrar.
Não se falava de obesidade e quando comíamos aqueles chocolates em formato de moeda ou bebíamos suco tang. Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por pedras ou chinelas havaianas e depois da partida fazíamos uma "vaquinha" para comprar uma baré [conhecida como tubaína] que vendia naquela vendinha da esquina.
Os brinquedos eram: pega-peixe, ding-bô, fofão, traço mágico, aquaplay, pega varetas e muitos outros. Nada de Playstation, Nintendo, X-box, internet, DVD, celular com câmera, pm3, computador e orkut. Somente amigos...
Muita gente da minha geração cresceu assitindo Carrosel, Changeman, Punky, Mac Gyver, X tudo, Castelo Ra tim bum, bozo muitos outros. Jaspion e Cavaleiros do Zodíaco eram sensações do momento e no outro dia eram notícias de primeira mão. Todo mundo querendo contar mais detalhes que o outro.
E os nossos cachorros? nada de ração, banho quente ou xampú. Comiam a mesma comida que nós e sem problema algum. No quintal, um segurava o cachorro e o outro com a mangueira ía jogando água e esfregando-o com sabão de levar roupa. Pelo que eu sei até hoje, nenhum cachorro morreu por causa disso.
Na escola sempre teve bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Não se tinha notícia de algum aluno ir ao psicólogo ou psicoterapeuta. Não se falava em dislexia, problemas de concentração ou hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava novamente no próximo.
Portanto, nós conseguimos sobreviver a tudo isso, conseguimos desenvolver nossa personalidade. Como era bom esse tempo... Se você for falar tudo isso para quem nasceu na década de 90 vão dizer: Que chato e sem graça e eu vou dizer: Como éramos felizes!!!
Na figura acima tem imagens dessa época.
Comentários
O AveSSo e sua saga já estão atualizados...
Em tempo, estou divulgando meu blog... Estou numa seqüência de 12 dias e 12 textos até o dia 12/07.. passa por lá.. o AveSSo agradece.
[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]
O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...
Nem todos são iguais..
hahahaha
beijos.
Prontinho, viu!
Missão cumprida!
Bjs.
Gostei muito de tudo o que li por aqui. Este post me agradou em especial, pois minha infância foi entre anos 70 e 80. Adorei as imagens destas décadas que vc colocou no blog. Parabéns pelo conteúdo e inspiração de seu blog.
Abraço..
Realmente, éramos muito felizes...as crianças de hoje em dia não sabem o que é jogar bola na rua até tarde, brincar de pique dando a volta no quarteirão...
joelhos esfolados de tanto cair dos patins ou da bicicleta!
brincar na rua em frente da casa de minha avó, jogar a bola com os rapazes!!!
não a havia telemoveis mais sim uma voz que chamava na hora de regressar a casa!!
brincavamos com outras crianças e não com bonecos num monitor de um pc!!
crianças de hoje em dia não entendem isso, algumas dizem que nem tinha piada essas coisas, pois não sabem nem conhecem o prazer de andar sujos de terra e sentirem-se livres! e de serem realmente crianças!!!
beijos e boa semana
Os sumos tang.... ainda hoje faço para os meus filhos e seus amiguinhos....
João, diz aqui à tua amiga Portuga... o que é... assistindo chaves??... :)) desculpa a minha ignorância em relação a estes termos tão vossos....
Quanto aos animais de estimação.... acredito que se eles pudessem escolher... escolheriam "a nossa comidinha".... e ficavam bem mais felizes!!!! ehehehe
Tu consegues passar tão bem para o "papel" aquilo que pensas.... tudo o que escreves neste post... eu CONCORDO PLENAMENTE. :))
Beijo no teu coração de ouro, meu irmão, meu amigo.
Flor :D
Lembro-me de uma infância passada ao ar livre, de conviver com amigos com os quais andava de bicicleta, fazia piqueniques e todas as traquinices próprias da idade.
Os únicos aparelhos eléctricos que conhecíamos era a Tv onde víamos os desenhados animados, e o frigorífico sempre importante quando a fome apertava!
Prefiro não fazer juízos sobre se eramos mais felizes que estas gerações, mas é certo que tinhamos uma vida mais descontraída e saudável (a todos os níveis).
Beijinhos, óptima semana para ti.
Gosto muito, época de formação da personalidade!!..
saudade... esse tipo faz bem.
boa semana.=]
saudades daquele tempo tbm!!!
bjus
mas ainda peguei o final da infancia onde se jogava bolinha de gude, soltava pipa, onde se brincava na rua de pique-esconde, pique-bandeira etcc... A infancia sempre deixa saudades na gente( digo isso e olha que nao faz mto tempo que sai dela...)
Boa noite
Beijos
Isso é que é. Tivemos sorte e uma infancia de verdade. Meus filhos, um dia, vão ser assim tambem sabia?
Nunca vou permitir que sejam uma geração de cabeça de vento que nao souberam aproveitar as coisas boas e simples da vida.
Fica com Deus, meu amigo.
bjao!
Um abraço fraternal, caro João!
abraços