O Construtor de Pontes

Caros amigos leitores, eu não tenho o propósito de transformar este blog em história reflexivas, mas acontece coisas em nossos dias que nos levam a pensar na vida com mais propriedade e, fatos, com mais detalhes de observância. Por isso, hoje, escrevo uma história que recebi por e-mail que fez-me pensar naquelas pessoas que tem o hábito de criar contendas sem necessidades. Vamos nos situar no desenrolar da história.

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado.

O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta:
- Estou procurando trabalho, disse ele. - Talvez você tenha algum serviço para mim.

- Sim, disse o fazendeiro. - Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
Disse o carpinteiro:
- Acho que entendo a situação.
- Mostre-me onde estão o martelo e os pregos.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.

Mas as surpresas não pararam neste momento. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:
- Você, realmente, foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse. De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.

O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Reflexão:

Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos... Conversar, gostar, amar seus familiares, parentes e amigos é muito fácil, quero ver você estender sua mão amiga para ajudar seu inimigo. Jesus pregou, ensinou sobre isso, que devemos amar e ajudar aqueles que nos odeiam.

A gente, de forma alguma, mudaríamos o mundo, entretanto, podemos e temos a autonomia de fazer do nosso mundo [vida interior] um lugar de paz. Você pode começar agora se quiser!!!

Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo. Quanto mais amigos você tiver, melhor vai se sentir, sabe por quê?

Na bíblia está escrito: "Ó quão bom e suave é que o irmãos vivam em únião"

Não há nada melhor do que amar e ser amado. Pense Nisso e Construa Pontes ao seu redor.

Deixo aqui, um fraternal abraço e que Deus permita que possamos construir muitas pontes no transcorrer de nossa caminhada.

Comentários

Anônimo disse…
Se a Internet é um rio a ser navegado, eis que deparo com maravilhosa ponte a oferecer passagem para a concórdia, o entendimento e estímulo à compreensão.Muito bom passar por aqui.
Cadinho RoCo
Vanda disse…
Olá! Não queres transformar o blog em histórias reflexivas, mas é o que aconteçe sempre que paramos para pensar na nossa vida e nos que nos rodeiam!!
e uma coisa é verdade dá muito menos trabalho construir uma ponte que ter que construir uma cerca em volta de toda a propriedade!!
ainda bem que existe está ponte chamada de internet que me leva para o outro lado do atlantico! ;)
beijos e bom fim de semana
Jac C. disse…
Amar e ser amado, sem dúvida é bom demais.
Pensando bem, nos blogueiros construimos pontes, nao concorda?
Bjs.
Simone Tenroller disse…
Todo o bem q praticamos nos será devolvido no momento q mais presisamos dele...
Parabéns pela iniciativa, muito bom o texto!!!